Imposto de Renda 2024: Entenda como funciona o processo de restituição do IR 150 150 Marzagão Balaró

Imposto de Renda 2024: Entenda como funciona o processo de restituição do IR

Os contribuintes já podem consultar o 1º lote de restituições do Imposto de Renda 2024 a partir desta quinta-feira (23), com a consulta aberta às 10h. Este lote representa o maior valor já pago pela Receita Federal em uma restituição do IRPF. Os pagamentos começarão a ser feitos a partir de 31 de maio, data que também marca o encerramento do prazo para a declaração do imposto. Com o final do prazo de declaração se aproximando, os contribuintes aguardam ansiosamente o calendário de restituição dos valores.

Quando ocorre a restituição?

A restituição do Imposto de Renda ocorre quando a Receita Federal verifica que o contribuinte pagou mais imposto do que devia ao longo do ano. Esse valor excedente é devolvido ao contribuinte.

Quem tem direito à restituição?

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o próprio programa da Receita Federal calcula se você tem imposto a pagar ou a restituir. Se você tiver direito à restituição, isso será informado ao final do preenchimento da declaração.

Como é feito o cálculo da restituição?

A restituição é calculada com base nas despesas dedutíveis declaradas (como saúde, educação, dependentes, etc.) e nos impostos já recolhidos ao longo do ano (via retenção na fonte, carnê-leão, etc.). Quando essas deduções superam o valor do imposto devido, você tem direito à restituição.

Quando são feitos os pagamentos?

As restituições são pagas em lotes, geralmente entre os meses de maio e dezembro. A ordem de pagamento segue critérios de prioridade, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, e depois os demais contribuintes, conforme a data de envio da declaração.

Onde fazer a consulta da restituição?

Você pode acompanhar o status da sua restituição no site da Receita Federal, acessando o “Meu Imposto de Renda” ou pelo aplicativo oficial da Receita. Basta informar seu CPF e o ano da declaração.

E quem tem débitos com a Receita?

Se você tiver débitos pendentes com a Receita Federal ou com outros órgãos federais, a sua restituição pode ser usada para quitá-los, total ou parcialmente.

Dicas Importantes:

Envie a declaração o quanto antes: Declarações enviadas mais cedo têm mais chances de serem processadas rapidamente e entrar nos primeiros lotes de restituição.

Mantenha seus dados bancários atualizados: Certifique-se de que os dados da conta bancária informados na declaração estão corretos para evitar problemas na hora de receber a restituição.
Verifique suas deduções: Tenha certeza de que todas as deduções foram declaradas corretamente e que você possui os comprovantes para evitar cair na malha fina.