TENDÊNCIAS EM COMPLIANCE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITO MÉDICO 150 150 Marzagão Balaró

TENDÊNCIAS EM COMPLIANCE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITO MÉDICO

Raphael de Matos Cardoso foi o entrevistado do Ibratalks

Raphael de Matos Cardoso, advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Médico, participou do Podcast Ibratalks no dia 25 de agosto. Dentre os assuntos abordados, Dr. Raphael falou sobre as áreas de atuação do Marzagão e Balaró Advogados, enfatizando o Direito Médico e os clientes que são atendidos pelo escritório.

Na entrevista, Cardoso falou sobre as principais tendências do compliance no Brasil e no mundo, destacou ainda que a prática é um mecanismo anticorrupção que funciona como uma alternativa na mitigação de danos.

“Compliance, integridade ou conformidade, é bastante abrangente. Quando pensamos em compliance, já relacionamos com corrupção, mas não é só isso. Compliance é uma ferramenta de governança e não está voltada exclusivamente à corrupção. A legislação brasileira fala em programa de integridade. É um mecanismo de governança e avaliação, um diagnóstico da própria empresa ou organização, das suas atividades e do que ela precisa fazer para mitigar riscos, de todo tipo de risco”, disse Raphael de Matos Cardoso.

Ao ser questionado, Raphael também comentou sobre o uso de inteligências artificiais generativas nas salas de aula e a necessidade de regulamentação desse tema. Além da utilização dessa nova tecnologia dentro dos escritórios de advocacia.

“A inteligência artificial é um desafio imenso, principalmente para professores. Hoje, é possível escrever dissertações e teses a partir de comandos para inteligência artificial. Isso torna o desafio ainda maior, pois é difícil saber o que o aluno escreveu e o que ele deixou de escrever”, afirma.

E sobre a regulamentação no setor? Para Raphael, o desafio de se regulamentar algo que ainda não é esperado torna o debate mais nebuloso e incerto.

“É um caminho sem volta, não adianta discutir o sexo dos anjos. O que precisamos avaliar é como regular a inteligência artificial. Isso é diferente de discutir como vamos usar essa tecnologia. É sobre isso que devemos nos debruçar. Existe um projeto de lei no Congresso Nacional que discute a inteligência artificial e a regulação das redes sociais. Ainda é um universo com pouca regulação, mas não diria que é um universo sem lei.”, destaca.

O programa pode ser conferido na íntegra no canal do YouTube do Ibratalks. Para saber mais sobre os temas abordados, basta conferir a entrevista com Raphael de Matos Cardoso.